Ramo
Sênior
O Ramo Sênior é formado por jovens com idade entre 15 e 17 anos. Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Aqui a exploração se converte em desafios pessoais e somos estimulados a superar estes desafios.
Nossas atividades nos desafiam e nos encorajam a superar dificuldades, seja escalando montanhas, navegando, conhecendo novas tecnologias, acampando por vários dias, fazendo trilhas, aprendendo novas habilidades e muitas outras coisas.
Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nossa patrulha, um grupo de amigos que vivenciam conosco experiências inesquecíveis e nos apoiam nos momentos de dificuldades.
A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.
Insígnias do Ramo Sênior
- INSÍGNIA DO APRENDER
- INSÍGNIA DO CONESUL
- INSÍGNIA DA BOA AÇÃO
- INSÍGNIA DA LUSOFONIA
Objetivo
Desenvolver capacidade para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar às novas possibilidades que se apresentam, visualizar oportunidades de futuro, aprimoramento da autonomia intelectual e pensamento crítico.
Aprendendo a Aprender
Realizar pelo menos duas dentre as atividades abaixo:
a) Saber o que é um mapa mental, qual sua utilidade e desenvolver um mapa mental sobre um tema ou conteúdo a sua escolha.
b) Discutir com o escotista as vantagens e desvantagens de diferentes métodos de pesquisa que são utilizados na escola, tais como biblioteca, internet, jornais, etc.
Aprendendo com os outros
Realizar duas das opções abaixo, sendo obrigatória a primeira:
a) Participar, como sênior, de pelo menos uma edição do Projeto Educação Escoteira ou de outra atividade em conjunto com escolas realizada pela sua patrulha, tropa ou grupo escoteiro.
b) Participar de um teste vocacional, feira de profissões ou outra experiência similar. A partir dessa experiência conversar com seus pais sobre as profissões que mais lhe despertaram interesse para exercer no futuro.
c) Entrevistar dois profissionais com carreiras estabelecidas, cuja profissão seja de seu interesse. Procurar descobrir como eles foram educados, qual a formação necessária para a profissão e como continuam a se formar e se aperfeiçoar na profissão. A entrevista pode ser feita por vídeo e disponibilizada nas redes sociais.
d) Realizar, em conjunto com sua patrulha ou grupo de interesse, uma visita a instituição de ensino (faculdade, universidade, educação profissionalizante, etc.) promovendo debate posterior.
Atitude para aprender e ensinar
Realizar as duas atividades abaixo:
a) Participar de algum projeto ou atividade extracurricular oferecido pela sua escola. Relatar sua experiência ao escotista.
b) Selecionar uma notícia sobre um assunto relevante na atualidade, realizando pesquisa sobre o tema em diferentes fontes e meios de comunicação. Escrever uma crítica sobre o tema, citando as fontes pesquisadas e seu ponto de vista sobre o tema.
c) Participar ativamente do Grêmio Estudantil de sua escola.
Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
b) Participar de um JOTA – Jamboree on the Air, comprovando os contatos realizados com outros escoteiros do Cone Sul, por meio do “cartão QSL da estação” recebido.
c) Organizar uma coleção de distintivos, com pelo menos 30 peças, contendo distintivos de pelo menos 3 países diferentes do seu.
d) Entrar em contato com um escoteiro de outro país do Cone Sul (pessoalmente, via internet ou radioamador), programar uma atividade, com duração mínima de 2 horas, que seja totalmente típica naquele país e aplicá-las em sua ou em outra seção do grupo;
Cultura
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Participar de um evento cultural em conjunto com outros cidadãos de países do Cone Sul.
b) Organizar um Jantar típico para sua Seção, de um país do Cone Sul, a sua livre escolha. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse. Neste jantar deverá ser servido um menú típico (bebida típica, prato principal, acompanhamentos e sobremesa), os participantes deverão estar usando trajes típicos, música típica e deverá ser realizada uma apresentação artística. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse.
c) Escrever uma peça com um escoteiro de outro país do Cone Sul e apresenta-la para a seção, considerando cenário e caracterização dos personagens.
Linguagem e Comunicação
Realizar pelo menos duas, sendo obrigatória a primeira:
a) Participar ativamente de um debate (pessoal, via internet ou radioamador) com, pelo menos, mais duas pessoas de outro país do Cone Sul; sobre um tema de abrangência global da atualidade.
b) Criar uma comunidade, ou grupo, em alguma rede social, com jovens e adultos de outros países do Cone Sul e mantê-la atualizada com notícias e informações úteis por pelo menos quatro meses.
c) Criar um “Jornal Mural” na Sede de seu Grupo Escoteiro e mantê-lo atualizado com notícias úteis do Cone Sul por pelo menos quatro meses.
d) Participar de um Home-Hospitality, recebendo por pelo menos quatro dias em sua casa, um escoteiro de outro país do Cone Sul, apresentando posteriormente para sua seção um relato das atividades desenvolvidas (pontos turísticos visitados), bem como as impressões do convidado em relação ao nosso país.
Geografia
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Preparar um roteiro de viagem para outro país do Cone Sul, considerando os pontos turísticos a serem visitados, transporte, orçamento e campanha financeira, segurança e cronograma de ações.
b) Visitar um outro país do Cone Sul, fazendo uma apresentação posterior a sua seção, mostrando fotos e vídeos dos locais visitados, principais traços culturais, gastronomia, curiosidades, etc.
c) Fazer uma apresentação áudio visual sobre o Mercosul para sua Tropa, explicando os principais objetivos, países que o integram e seu ponto de vista quanto a sua importância.
d) Elaborar um projeto de atividade aventureira em outro país do Cone Sul.
REQUISITOS:
1. Participar, como Sênior, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
2. Participar de um PROJETO, no Ramo Sênior, que pode ser realizado sozinho, com sua Patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:
- Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, Patrulha ou Equipe de Interesse..Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente daquela em que reside, estuda, trabalha ou está localizado seu Grupo Escoteiro.
- Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto designado pelo Chefe de Tropa;
- Cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;
- Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; e
- Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
Linguagem e Comunicação:
Realizar pelo menos duas, sendo obrigatória à primeira:
a) Participar ativamente de um debate (pessoal, via internet ou radioamador) com, pelo menos, mais duas pessoas de outro país lusófono; sobre um tema de abrangência global da atualidade.
b) Criar uma comunidade em alguma rede social, com jovens e adultos de outros países lusófonos e mantê-la atualizada com notícias e informações úteis por pelo menos quatro meses.c) Criar um “Jornal Mural” na Sede de seu Grupo Escoteiro e mantê-lo atualizado com informações úteis (notícias, dicas, etc.) por pelo menos quatro meses.
d) Criar e divulgar uma Rodada de Radioamadores periódica (semanal ou mensal), em HF ou Echolink, com participação de membros do Movimento Escoteiro de outros países lusófonos por, no mínimo, 8 encontros comprovados por meio de LOGs (registro de comunicados), chancelados pela Equipe Regional ou Nacional de Radioescotismo.
e) Participar de um Home-Hospitality, recebendo por pelo menos quatro dias em sua casa, um escoteiro de outro país Lusófono, apresentando posteriormente para sua seção um relato das atividades desenvolvidas (pontos turísticos visitados), bem como as impressões do convidado em relação ao nosso país.
Escotismo:
a) Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
b) Participar de um Encontro Lusófono em alguma atividade internacional.
c) Organizar uma coleção de distintivos, com pelo menos 50 peças, contendo distintivos lusófonos de pelo menos 3 países diferentes do seu.
d) Entrar em contato com um escoteiro de outro país lusófono, em conjunto com ele programar uma atividade que seja totalmente típica naquele país, com duração mínima de duas horas, e aplicá-la em sua ou em outra seção do grupo escoteiro;
Cultura:
a) Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
b) Participar de um evento cultural em conjunto com outros cidadãos de países lusófonos.
c) Organizar um Jantar típico para sua Seção, de um país lusófono, a sua livre escolha. Neste jantar deverá ser servido um cardápio típico (bebida típica, prato principal, acompanhamentos e sobremesa), os participantes deverão estar usando trajes típicos, música típica e deverá ser realizada uma apresentação artística.
d) Escrever uma peça com um escoteiro de outro país lusófono e apresentá-la para a seção, considerando cenário e caracterização dos personagens.
Geografia:
a) Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
b) Preparar um roteiro de viagem para outro país lusófono, considerando os pontos turísticos a serem visitados, transporte, orçamento e campanha financeira, segurança e cronograma de ações.
c) Visitar outro país lusófono, fazendo uma apresentação posterior a sua seção, mostrando fotos e vídeos dos locais visitados, principais traços culturais, gastronomia, curiosidades, etc.
d) Elaborar um projeto de atividade aventureira em outro país lusófono.
O Desafio Sênior
São tantas as aventuras que você vive no Ramo Sênior, você aprende a superar obstáculos, medos, se desafia e se supera constantemente – sempre acompanhado dos amigos. Sua caminhada, se realizada com dedicação, vai levar você diretamente para o Escoteiro da Pátria, o distintivo especial do seu Ramo.
Para acompanhar essa jornada, você tem à mão o mapa de progressão e o aplicativo de Progressão do Ramo Sênior, em que você pode registrar todas as suas conquistas e acompanhar em que áreas você precisa se desenvolver ainda mais.
Como parte do seu desafio, você ainda vai precisar de 10 noites acampado com sua patrulha ou tropa do Ramo Sênior, conquistar o cordão dourado, uma das Insígnias de Interesse Especial e uma das Insígnias da Modalidade do seu atual Ramo. Capriche, seu Escotista e a Corte de Honra também vão ter que indicar você para alcançar o Escoteiro da Pátria.
Supere seus próprios desafios! Essa é a hora!